SPANDREL GLASS

Spandrel é o painel localizado entre a área de visão e a área que encobre colunas estruturais, pisos e paredes. Para este tipo de aplicação, a GlassecViracon oferece alternativas em vidros serigrafados.

HARMONIZAÇÃO ENTRE SPANDREL E ÁREA DE VISÃO

Um projeto em geral requer que os vidros de spandrel (vão cego) se harmonizem com os vidros das áreas de visão do edifício. Contudo, isso às vezes é difícil de conseguir quando o vidro tem alta transmissão luminosa e baixa reflexão externa — isto é, quando o vidro é mais transparente. Para esses casos, os vidros de baixa transmissão luminosa combinados com os de alta reflexão oferecem o menor contraste entre o vão cego e as áreas de visão, independente das condições de variação de luz.

 

Além disso, as condições variáveis do céu também podem influenciar nossa percepção das cores do vidro e sua aparência geral. Em um dia claro e ensolarado, a intensidade da luz exterior é de aproximadamente 50 a 100 vezes maior do que no interior iluminado do prédio. Quando o vidro é visto do lado de fora do edifício, a característica visual dominante é o reflexo externo. Em dias encobertos, há uma disparidade visual maior entre o vão cego e a área de visão.

 

Esse efeito se deve à transparência do vidro e à percepção de profundidade criada pela iluminação interior. As áreas do vão cego tendem a ter uma aparência plana com apenas duas dimensões, por contraste.

 

Os vidros usados em vãos cegos ficam opacos porque só podem ser vistos por reflexo. Já os vidros utilizados em áreas de visão possuem certo grau de transmissão. Como a transmissão de luz dos vidros das áreas de visão aumenta quando o tempo está encoberto, a luz interior torna-se predominante.

 

É recomendado que seja feita uma análise de amostras ou de protótipos em tamanho real dos vidros a serem utilizados na harmonização entre a área de visão e o vão cego quando a transmissão luminosa do vidro da área de visão exceder 14%.

 

Um maior contraste entre a área de visão e o vão cego ocorre quando são usados vidros não revestidos, coloridos (verde, bronze, azul, entre outros) ou vidros de alta transmissão luminosa. Sob estas condições, unidades insuladas no vão cego podem criar a ilusão de profundidade e assemelhar-se ao vidro da área de visão de forma mais precisa.

 

Construindo a área de visão e do vão cego de modo similar (a mesma cor de vidro externa, revestimentos, entre outros), o contraste pode ser minimizado de acordo com as condições de iluminação.

NEWSLETTER

SOBRE NÓS

 ​​A ARQGLASS é uma empresa com tradição no mercado da construção civil desde 2008 e oferece as melhores soluções e produtos de ponta em esquadrias de alumínio, vidros e portas automáticas juntamente com serviços de instalação de acordo com o projeto e necessidade do cliente.

 

CONTATO

 ​​Rua Jair Fontes de Godoy, 70, Jardim Paulista, Mogi das Cruzes - SP, CEP: 08735-260​

Tel: +55 11 2312-4007  l  2312-4661
Cel; +55 11 98969-8137

comercial1@arqglass.com.br

comercial2@arqglass.com.br

comercial3@arqglass.com.br 

  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

​​​​© 2023 by ARQGLASS. Proudly created with Wix.com